4.4.08

CHL Nunca Mais!

Em Outubro de 2006 eu comprei meu primeiro imóvel, uma unidade do empreendimento VIVA LAPA.
No começo tudo correu bem. As prestações chegavam em dia e eu as pagava, sem maiores problemas.

1. O primeiro desentendimento IPTU
Em Março de 2007 descobri que teríamos que pagar o IPTU (em construção) e que o valor era bem acima por não terem mudado a classificação do imóvel para RESIDENCIAL (obra é retrofit de um antigo Hotel).
Em 2008 recebi novamente o IPTU com o valor DOBRADO.
Resumindo: Confirmamos que esta cobrança é prevista em contrato. Entretanto, em nenhum momento esperávamos receber cota de imóvel comercial, entendendo que a CHL deveria acertar a classificação e buscar a defesa dos seus clientes, ou seja, NUNCA justificar o pagamento de valor maior como erro da prefeitura, ou seja, nós adquirimos um imóvel residencial e não comercial.

2. O segundo desentendimento – ATRASO NA OBRA
A CHL (na TEORIA) conta com um serviço de acompanhamento das obras on-line, porém deixaram de atualizar o Site a partir outubro de 2007. Ligávamos constantemente para o SAC para reclamar e saber como a obra estava caminhando. E a resposta era sempre a mesma, que em 5 dias o problema estaria resolvido e que a obra estava no prazo, confirmando a previsão de entrega para Março de 2008 e que EM BREVE receberíamos uma carta convocando para aprovar a obra..
Como no meio de março a carta ainda não havia chegado, liguei novamente e a informação que recebi foi a mesma... No dia 20 de março eu voltei a ligar e para minha surpresa, fui informado que a obra iria atrasar e que não possuem previsão de entrega.
Meu mundo caiu. Todo meu planejamento tinha ido por água abaixo. Confiando nas informações do SAC da CHL planejei minha mudança, compra de móveis, entrega de apartamento e a data do casamento (20 de abril)... E faltando apenas 10 dias para a entrega me avisarem que obra iria atrasar? E que não tem a menos previsão de entrega!? Não acredito que tenham uma Gerenciadora tão incompetente, que só se deu conta que a obra atrasaria 10 dias antes da data prevista para a entrega.
Após esse total descaso conheci outras pessoas que tiveram problemas semelhantes e até muito piores que os nossos em outros empreendimentos da CHL, como o Easy Way, em Botafogo, onde atrasaram a obra, também avisaram em cima do prazo e entregaram um prédio ainda em construção.
A CHL não presta informações claras e o SAC e o SETOR DE RELACIONAMENTO AO CLIENTE não se importam com a nossa satisfação . Estamos fartos de respostas evasivas!
Muito mais que prejuízos financeiros e emocionais, acho que não merecemos esse descaso.
Da minha parte eu digo CHL nunca mais.
Ao contrário da CHL, nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos:
Anna Carolina e Daniel Belarmino - Unidade 208 – Viva Lapa
(21) 2447-0428 ou 8888-0013

6 comentários:

Danielle disse...

Dani,
Não estou defendendo a CHL não, mas vc e a Carol foram muito ingênuos acreditando que a obra não ia atrasar... Eu nao conheço uma obra que tenha ficado pronta no primeiro prazo... Não é uma coisa que acontece só com a CHL (o descaso e o mau atendimento eu não sei pq ja comprei meu apartamento pronto...)
Agora, no contrato tem qto tempo eles podem atrazar, da uma olhada, pq depois deste máximo, eles tem de pagar todas as despesas de aluguel e mudança até a obra ficar pronta...

beijos e boa sorte!

Unknown disse...

Realmente não conheço nenhuma obra que termine no prazo estipulado!
Acho quer vocês deveria procurar a empreendedora para saber a real condição da obra e depois o Procon para saber quais os direitos que possuem...

JACKRJ disse...

VERDADEIRO ABSURDO!!! ATRASO SEM QUALQUER MOTIVO, TOTAL FALTA DE PLANEJAMENTO. REALMENTE CHL NUNCA MAIS. MEU IRMÃO COMPROU UM NA KLABIN SEGALL NO MESMO BAIRRO, QUANTA DIFERENÇA. ARREPENDIMENTO É POUCO PARA O VIVA LAPA. ESTOU PASSANDO MEU IMÓVEL, POIS DIFERENTE DA CHL, MEUS COMPROMISSOS SÃO CUMPRIDOS.
antonioalexandrerj@oi.com.br

Anônimo disse...

Sei que este papo é antigo, mas entrei por acaso e resolvi opinar.
Realmente a maioria das construtoras hoje em dia atrasam a obra. Porém, o assunto que posso falar com mais propriedade é sobre o IPTU. O normal é a construtora comprar um terreno para construir, então o IPTU fica como territorial e depois da construção a empresa passa para residencial, através de um processo denominado "Inclusão Predial", quando ocorre a mudança, as pessoas quase não percebem, pois os IPTUs não variam muito. Pelo que entendi, a empresa comprou um prédio para reformar, por isso o IPTU era comercial. Porém a alteração não pode ser feita antes do término da obra, pois até a obtenção do habite-se residecial, a prefeitura entende que o prédio não é residencial. Inclusive o principal documento para poder dar entrada no processo de inclusão predial é o habite-se devidamente concedido pelo órgão competente da prefeitura, sem ele não se pode nem começar o processo. A empresa que você falou pode ter pecado ao não informar corretamente ou não ter dado o atendimento necessário, mas fazer a alteração antes do término da obra, realmente ela não podia fazer.

Anônimo disse...

O comentário acima é meu. Meu nome é Heloiza e trabalho com legalizações de imóveis e documentações em geral, não consegui enviar o recado através de meu e-mail, helocidalima@gmail.com, então tentei enviar como anônimo e aí foi. Como é chato mandar algo sem identificação, resolvi postar outro comentário. Boa Sorte no seu apto.

Anônimo disse...

Estou pestes a comprar um imovel ai no Viva Lapa.. o que você me recomenda? Que siga em frente ou que volte atras? Quanto você pagou de IPTU? Trabalho com comunicação, audiovisual, publicidade, produções culturais.. etc. Quem sabe seremos bons vizinhos? Abraço,
Renata Brito
britorenata@hotmail.com