21.9.07

EGO

Ego é o centro da consciência inferior (diferente do Eu que é centro superior da consciência). O Ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego. Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele. Para Jung, o Ego é um complexo; o “complexo do ego”. Diz ele, sobre o Ego: “É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória.


(peguei da Wiki)

Então, o EGO.
Aquela parte nossa que não dá pra segurar... mas dá pra massagear fácil fácil.
Difícil conviver com esse outro "ser" que habita a gente né?
Aliás, difícil conviver com a gente mesmo!

Ou fácil, dependendo do ponto de vista.
(E da amizade entre seu Ego, seu Id e seu Eu!!)
hehehe.
Doidera demais.

Infelizmente muitos pessoas se deixam levar pelo Ego.
Eu e você inclusive.
Mas muitas pessoas vivem pelo Ego.

E aí meu amigo... vira um porre só.

O MEU problema.
A MINHA vida.
O que EU vou fazer da vida.
e por aí vai...

E quando uma pessoa egoísta encontra com outra?
Sai de baixo... só tem baixaria.
É um tal de "o meu é melhor pq faz assim e assado" e "o meu também faz isso... mas faz mais isso também".... e aí vai eternamente esse papo.

Normalmente pessoas egoísticas (eu escrevi do jeito que eu queria, não tá errado) conseguem, de algum modo, adoradores!
Pessoas com um grande "nada" na cabeça que assumem o ser adorado como um verdadeiro deus!
Nunca contestam nada e só a opinião do Master Ego vale.

Se for pra ficar só falando de Ego vai faltar blog aqui.
(nem vou me questionar se o blog não é um amiguinho desse ego mala que a gente tem...)


É só pra pensar um pouco mesmo.
E, quem sabe, mudar alguma atitude... nem que seja só por hoje.

Um comentário:

Emmanuela e Diego disse...

Eu nem vi vcs... Mas sabe pq? Eu tb esstava de péssimo humor...Meui noivo desmarcou de ir comigo em cima da hora e eu fiquei lá sozinha, super deslocada...Fiquei 5 minutos lá e uns 40 minutos no ônibus de volta p/ casa...Mas não tem problema não. Depois a gente se esbarra por ai mais feliz! Bjs.